Música

Música

A música sempre desempenhou um papel primordial na vida da ilha, desde os tempos dos primeiros povoadores. Os taínos tinham seus próprios instrumentos e, mais tarde, a aristocracia crioula encontrou na música e a dança a melhor forma de entretenimento. Porém, o rítmo bandeira de Porto Rico é a salsa, produto do encontro das músicas afro-caribenhas como o jazz. As suas raizes podem ser procuradas nos contatos que fez Tito Puente nos clubes de Nueva Yorke, depois da II Guerra Mundial. O Latin Jazz Ensemble de Tito Puente ainda é uma das bandas mais famosas do mundo e a salsa tem situado Porto Rico no mapa internacional da música popular.
Da ilha sairam os maiores compositores e cantores deste rítmo, embora muitos vivem nos Estados Unidos. Entre os grandes destaca-se Tito Puente, Willie Colón ou o Grande Combo de Porto Rico. A salsa mais autêntica pode ser escutada em qualquer rua de São João, porém também tem locais especializados como O Escambrón Beach Club onde atuam os mais famosos grupos de salsa.
Quanto a música clássica, o catalão Paulo Casals, que passou seus últimos anos de vida na ilha, contribuiu definitivamente ao ressurgimento e qualidade da música clássica local. Desde 1957 celebra-se um festival que leva o nome dele. Paulo Casals fundou também o Conservatório de Música de Porto Rico e a Orquesta Sinfônica que, na atualidade, tem a sede no Auditório de Belas Artes, onde celebra concertos com frequência.
O Museu Paulo Casals (R/ São Sebastião, 101) contém lembranças do violoncelista espanhol e projeta vídeos dos concertos que dera. O Museu da Farmácia (Casa dos Contrafortes, velho São João) está alojado na casa mais antiga da cidade, uma farmácia-museu do século XIX. E a Casa do Callejón (vizinha da Capela e rua Fortaleza, velho São João) constitui um peculiar museu colonial.
A Casa do Livro (Cristo, 255, velho São João) alberga uma coleção de documentos e antigos manuscritos que datam da época da fundação de São João, além de uma seleção de obras modernas. O Museu do Mar (Doca Uno, velho São João) tem ferramentas marinhas e mapas dos tempos da navegação à vela.

Museus e Galerias de Arte

O Museu de Arte e História de São João (Norzagaray, velho São João) conta com duas salas de exposições que mostram o desenvolvimento das artes criativas da cidade. E o Museu Felisa Rincón (São João, 51, velho São João) uma antiga casa, que viveu a primeira prefeta de São João, é uma mansão colonial decorada ao estilo antigo na que instalou-se um museu muito popular entre os porto-riquenhos.
Museu de Belas Artes (Avda. Das Américas. Ponce) conserva obras dos grandes pintores europeus, em um espetacular edifício desenhado por Edward Durell Stone. Por último, citar o Centro Cerimonial Indígena de Tibes (Estrada 503, quilômetros 2, 7, Tibes), um povoado taíno de 1500 anos de antigüidade perfeitamente conservado. Foi escavado em 1975.
Entre as galerias de arte cabe destacar a Galeria Candina (Candina 14, Condado), o centro vital da cerâmica da ilha, com exposições de pintura e escultura de grande qualidade. Assim como a Galeria Diego (Maria Moczo, 51, Ocean Park), que alberga diversas exposições de pintores e escultores locais. A Galeria Palomas (Cristo, 207, velho São João) possui uma interessante coleção de pintura porto-riquenha e Galeria São João (Norzagaray, 204-206, velho São João) contém uma extensa e desenho gráfico. Também, a atualizada coleção de pintura, especialmente de arte abstrato).